quarta-feira, 17 de março de 2010

Cresce o número de casos de doença sexual no Brasil


Só no ano passado, 10,3 milhões de pessoa contraíram a doença.

Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde,a cada ano o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST– cresce consideravelmente no mundo inteiro. ( Ler Box abaixo). Muitas destas doenças são bem conhecidas, há muito tempo, como: Gonorréia, Herpes, Sifílis e a mais comum a AIDS.Como o nome mesmo já diz, são doenças transmitidas de uma pessoa para outra, por meio de relação sexual sem proteção ou por compartilhar agulhas e seringas.
Na opinião da infectologista Maria Zilda Aquino do Hospital Sírio Libanês,“ A questão não é só informação. É fundamentalmente educação. Os estudos dos últimos anos no mundo indicam que, sem dúvida, a epidemia de AIDS sofreu uma disseminação para ambos os sexos, uma generalização e interiorização – ocorre em todas as cidades, mesmo as pequenas e uma pauperização – ocorre mais em áreas mais pobres e entre pessoas mais pobres e pouco escolarizadas.A AIDS virou uma doença de Terceiro Mundo”. Ainda a respeito da transmissão Maria Zilda diz que o Brasil esta a anos luz de ações que realmente conscientizem a população para o problema.
As DST são doenças que causam grandes riscos à saúde e que podem levar à morte, e único modo de se prevenir é utilizar o preservativo, tanto feminino como o masculino. E caso haja alguma suspeita de ter contraído alguma DST, o médico é o único que poderá avaliar e pedirá exames podendo assim auxiliar no tratamento.

Érien Cristine

__________________________________________________________


Pesquisa revela que homens contraem mais DST

Segundo pesquisa mais recente o Brasil tem cerca de 10,3 milhões de pessoas atingidas por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), sendo que desse total 6,6 milhões são homens e 3,3 são mulheres. A pesquisa, feita pelo Ministério da Saúde, divulgada em agosto de 2009, ressalta também que 19% dos homens negros entrevistados relataram ter sentido algum sinal ou sintoma de DST, enquanto que em homens brancos o número foi de 13,8.
Outro dado da pesquisa mostra que 40% das pessoas que procuraram tratamento para DST em consultórios, não foram orientadas quanto à necessidade do uso de preservativos e de contar ao parceiro sobre a doença.
De acordo com o ministério, os problemas causados pelas doenças sexualmente transmissíveis podem aumentar em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus HIV.

Leandro Oliveira

Um comentário:

  1. Orientação falta, isso não tenho duvida, mas muitas pessoas sabem que estão portando DST e muitas vezes tem vergonha de procurar ajuda, por medo de sofrer preconceito.
    Alem de orientação para a prevenção falta tambem apoio emocional.
    K.M.R

    ResponderExcluir