terça-feira, 8 de junho de 2010

DJs são estrelas e suas músicas coadjuvantes




Hoje, ser DJ é fácil, basta apertar o play e fazer uma graça


profissão de DJ (deejay) surgiu na Inglaterra, nos anos 40, com os profissionais do rádio, os sonoplastas. Um dos destaques da época, Ron Giggins, montou em 1947, uma van com equipamento de som embutido, estacionava o veículo em frente à sua loja de discos e tocava as novidades da época para atrair o público.

Em 1949, Ron montou uma caixa, nomeada Diggola, que facilitava o transporte e montagem do equipamento. A caixa possuía também, luzes piscantes e mais um toca discos (prato), usado para dar continuidade entre as músicas. Hoje conhecida como mixer, passou a ser produzida em série para que outros profissionais da música pudessem operá-la.

No Brasil, o primeiro DJ e mais importante da sua época foi Newton Alvarenga Duarte, conhecido como Big Boy.

Edson Francisco Ortiz Machado,47, DJ Rato, conta que após Big Boy as coisas no ramo mudaram para pior e compara: “Antes ser DJ era fazer remix na hora, agitar a galera, interagir e coisa e tal, hoje ser DJ é pegar uma musica eletrônica e dar o play, fazer uma ou outra graça na musica e pronto”. Ele acha que o DJ virou a estrela quando na verdade a estrela é a música.

Segundo Rato alguns DJ’s, geralmente os que tocam em boates ou casas noturnas, estão preparados apenas para tocar enquanto outros, contratados para festas particulares, possuem equipamento próprio de som, luz, raio laser, maquina de fumaça, etc.
Bruno Vinícius

__________________________________________________

A agitada vida de um DJ

Rotina diferente, fins de semana agitados e pique total durante a semana! É como costuma ser a vida de Sidney Martins ou, como é conhecido, DJ Carioca. Com 28 anos, destaca-se na noite paulistana e ganha seu espaço com suas mixagens de funk, psy e axé. Atualmente se apresenta nas casas noturnas Armazém da Vila e Santas Aldeia, ambas localizadas na Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, sempre às sextas e sábados por volta das 22 h.Carioca conta que nos finais de semana está sempre fora de casa, e durante a semana trabalha de manhã com sua pesquisa de música eletrônica para seu mestrado, à tarde trabalha com consultoria de comunicação, e a noite pesquisa músicas para o seu repertório. E quando vê, já é sexta- feira de novo!

Érien Cristine

Um comentário: