terça-feira, 8 de junho de 2010

Prática descontrolada de exercícios físicos traz problemas sociais



Nos dias atuais é cada vez mais comum pessoas que dedicam parte do seu tempo, da sua rotina, para a prática de exercícios físicos ou esportes como musculação, cooper ou aulas de aeróbica (spinning, body-pump, body-balance, body-jump).No entanto, algumas pessoas fazem com que os exercícios praticados (esportes) tomem conta de todo o tempo que tem, tornando-se dependentes deles e com isso afetando seu convívio social, costumes e principalmente sua saúde. Este fator é chamado de Vigorexia ou Overtraining, um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas. Em entrevista feita com Raquel Franco de Araújo Almeida Campos, praticante a 11 anos de musculação, cooper e aulas de spinning, que já foi uma viciada em esportes,afirma que o seu ciclo menstrual paralisou devido a freqüência dos exercícios que praticava e conseqüentemente, gordura insuficiente em seu corpo. Além disso, Raquel também deixou de ir a festas e eventos importantes para correr. A esportista explica que começou a caminhar, pois tinha um tempo livre. Em seguida passou a correr para experimentar, e assim surgiu o vício.
Hoje, Raquel não se vê mais como uma viciada por não se exercitar nos finais de semana e não se sentir mal por isso, porém ainda se exercita com muita freqüência, levando muito a sério o que faz, alimentando-se bem todos os dias e com isso tendo um retorno gratificante, achando que sempre falta um pouquinho aqui ou ali. “Sinto-me muito feliz nos momentos da prática de atividade física”, finaliza Raquel.



Bruno Vinícius


__________________________________________________________



Vício em exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde


A prática de exercícios físicos, tão defendida nos últimos anos, como sinônimo de vida saudável, quando feita em excesso apresenta um lado potencialmente mais prejudicial do que o sedentarismo. Segundo pesquisa feita pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) em setembro de 2009, 28% dos atletas brasileiros – profissionais e amadores – são viciados na prática de exercícios físicos, ou seja, sofrem de Vigorexia. Além disso, esses atletas sofrem com transtornos como depressão e crises de abstinência. Segundo a psicóloga Sílvia Mello Clínica para dependentes químicos Comunidade Conquista, a pessoa é considerada viciada em exercícios físicos quando essa prática interfere no desenvolvimento de outras atividades, sejam elas profissionais, familiares ou sociais.

Leandro Oliveira

Um comentário:

  1. E dizer que fazer esportes em demasia é doença, pra confirmar de uma vez por todas que tudo em escesso faz mal!
    Vii

    ResponderExcluir