sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nova MPB se destaca no cenário nacional



Jovens artistas trazem a MPB de volta ao lugar de destaque


A música popular brasileira, após um longo período sem grandes revelações ressurge de forma inovadora para alguns e sem graça para muitos. Nomes recentes como Maria Gadú, Céu, Diogo Nogueira, Nina Becker e nem tão recentes como Ana Carolina, Seu Jorge e Maria Rita tornaram-se recorrentes para os apreciadores do gênero, é a chamada “Nova MPB”.
A MPB eternizada por Caetano, Chico Buarque, Tom Jobim e companhia ganhou o que se poderia chamar de nova embalagem para um conteúdo conhecido, com artistas jovens e talentosos que colocaram novamente a MPB em lugar de destaque no cenário musical nacional, talvez não com a pompa e engajamento social de antigamente, mas com o charme de sempre.
É bem verdade, que os saudosistas torcem o nariz para a nova safra que carrega o bastão da MPB, praticamente abandonado desde o auge do movimento no fim dos anos 60. Claro está que comparações são inevitáveis e vão muito além dos acordes do violão, difícil e delicado é traçar um paralelo entre a nova e a antiga MPB agradando a gregos e troianos.
Seja para que os fãs da atual geração apreciem música brasileira de qualidade como há muito não se ouvia ou para que os saudosistas tenham motivos pra relembrar os tempos de auge criticando esse upgrade da MPB, a Nova MPB chegou com entusiasmo e ao que consta, veio para ficar.


Leandro Oliveira

__________________________________________________


MPB está mais popular do que nunca

A tão popular música brasileira, conhecida por todos nas consagradas vozes embaladas pelo bom e velho violão, vem ganhando maior aceitação com a nova MPB. O público, que antes eram os intelectuais, idealistas e românticos; hoje passou a ser o público generalizado, pois todas as tribos curtem a boa e nova cara da MPB.
Em entrevista, a cantora Anna Ratto, deixa bem claro o seu pensamento de que a mudança nada tem a ver com o gênero musical e sim com os seus interpretes, “A nova MPB, a meu ver, seria a 'jovem guarda' do momento”, argumenta.
Na festa do 1º de maio, após o show da Radio 89, com mais de 50 mil pessoas, entre elas emos e roqueiros, a cantora da nova MPB Suellen Luz, confessou temer subir ao palco, “mas na hora em que subi ao palco, com a cara, violão e a coragem, fiquei impressionada... A galera inteira cantando junto, vibrando, aplaudindo e pedindo Bis, no final tudo deu certo e saí muito feliz, pois prova que não importa o gosto musical, curtiram meu trabalho”, afirma ela.

Brenda Nurmi
.

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Viva a Musica Popular Brasileira!!!
    Suellen Luz

    ResponderExcluir
  2. Matéria mto boa...
    Recomendo Suellen Luz ela canta e encanta, fazendo tds ter o maior carinho por ela!

    ResponderExcluir
  3. Suellen Luz ela canta e encanta [2]

    ResponderExcluir