terça-feira, 8 de junho de 2010

Aumenta o sedentarismo no Brasil

tudo e tu?


O sedentarismo já pode ser considerado a doença do próximo milênio




Um indivíduo sedentário é aquele que gasta poucas calorias por semana em suas atividades e também não pratica nenhum tipo de exercício físico. Segundo uma pesquisa feita este ano pelo Ministério da Saúde, o número de sedentários no Brasil aumentou. Hoje representam 16,4 % da população. Em 2006 eram 13,2 %. A pesquisa revela ainda que 25,8% dos adultos passam três horas ou mais assistindo tevê. Isso indica que muitos preferem atividades passivas nas horas de lazer.
Doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol ruim (LDL), depósito de gordura nas artérias, hipertensão arterial e infarto do miocárdio estão associadas ao sedentarismo.
O professor de educação física Renato Lima afirma que para sair do sedentarismo, a pessoa deve ter disposição e um tempo vago no seu dia para a prática de atividades físicas. Ele constata também que pessoas que começam a frequentar a academia ficam tímidas no início. Segundo o professor, a cada cinco novos alunos, dois desistem.
Fazer trinta minutos de caminhada pelo menos três vezes por semana, preferir escadas a elevadores, varrer a casa, fazer algumas séries de abdominais são atividades recomendadas por médicos e professores de educação física para melhorar o funcionamento do corpo. Trinta minutos de exercícios físicos por dia algumas vezes por semana e uma alimentação saudável (sempre com acompanhamento profissional) são fundamentais para alcançar a saúde plena, garante ele.

Camila Lessa


____________________________________________________


Sedentarismo não é doença

Uma pessoa pode ser sedentária e amar esportes ou não, a questão é que ser sedentário não é uma doença e sim um hábito ou falta de tempo para a prática de esportes. O clinico geral Rodrigo Paashous de Andrade, do Hospital M’boi Mirim, afirma que o sedentarismo pode sim ser influenciado pelos pais durante a infância, mas não 100%, pois a rotina cotidiana sofre alterações com o passar do tempo.
Atualmente os médicos ou preparadores físicos orientam a favor da prática de exercícios como um parceiro do bem estar e da boa saúde. Porém, não há nada que comprove a idéia difusa que praticantes de esportes vivem mais que os demais. Mesmo assim é importante ressaltar que sedentarismo não apresenta benefício algum.

Brenda Dantas

Um comentário:

  1. É fácil não ser sedentário, é só subir escadas, caminhar um pouquinho por dia, fazer alongamentos em casa e complementar tudo isso a uma alimentação saudável e balanceada. A sua saúde agradece!
    Vii

    ResponderExcluir